segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Personagens do Mercado: Ficção ou Realidade?


O Nosso personagem de hoje é o fictício Gordon Gekko, interpretado nos cinemas pelo ator Michael Douglas, protagonista do filme Wall Street (1987) e antagonista na continuação que estréia esta semana, Wall Street Money Never Sleeps (2010).

No filme, Gekko é um investidor inescrupuloso e ganancioso, o esteriótipo do "tubarão" de Wall Street. O mesmo utiliza o seu poder financeiro para manipular pessoas, como o seu Corretor e "aprendiz" Bud Fox ( Charlie Sheen ), visando obter informações privilegiadas para a compra de ações. Através de "insider trandings" Gekko obtia excelentes lucros na Bolsa, mas prejudicava todos os demais investidores do Mercado, como o rival Sir Lawrence Wildman, além dos funcionários das empresas com ações adquiridas.

Gekko é um personagem fictício, mas com semelhantes em Wall Street. Um deles é Milken, conhecido como "Junk Bond King", na década de 80, ele teve 98 acusações de extorsões e fraudes em 1989.

O personagem interpretado por Michael Douglas foi também referenciado em outubro de 2008 pelo primeiro-ministro australiano Kevin Rudd, em seu discurso sobre a  crise no Mercado Financeira, intitulado "As crianças de Gordon Gekko". Na ocasião Rudd afirmou: "É talvez o momento de admitir que nós não aprendemos as lições completas da cobiça, e hoje ainda estamos limpando a bagunça das crianças de Gordon Gekko."

Envie a sua história que publicaremos no Blog.

Abraços e até o próximo personagem da Bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário