segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O aluguel de imóveis vai subir? Veja como ganhar com isto na Bolsa.

O principal índice que ajusta os aluguéis de imóveis é o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), divulgado pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Após a divulgação do último indicador do ano, dia 29 de dezembro o principal balizador para o reajuste de aluguéis, fechou o ano de 2010 com variação de 11,32%. Hoje, de acordo com dados do primeiro decêndio de janeiro, o IGP-M acumula alta de 11,09% em 12 meses. Diante de tais resultados, quem vive de aluguel de imóvel tem motivos para comemorar. Se você não dispõe de imóveis para alugar, mas quer se beneficiar desta alta; uma boa alternativa é via fundos imobiliários.

Esses Fundos de investimentos têm o seu patrimônio investido na compra de imóveis, que são posteriormente alugados. Praticamente todos os imóveis que são comprados por estes fundos são comerciais. O investidor ganha pela valorização da cota dos fundos, além de receber aluguéis mensais, referentes aos imóveis locados. Um dos atrativos desta modalidade de investimento é a isenção de I.R para os investidores pessoa física, sobre o recebimento desses aluguéis.

No caso de venda de um imóvel pertencente ao fundo, haverá uma assembléia entre os cotistas, onde será decidido na distribuição do lucro da venda, ou na compra de outro imóvel. No caso da distribuição dos lucros, o cotista pagará I.R de 15% apenas, muito menor do que o imposto sobre ganhos de capitais no caso de um imóvel real. Hoje já existem mais de 30 Fundos Imobiliários (FII) com cotas negociadas na Bolsa de Valores, com investimentos a partir de R$ 200,00. Basta ser cliente de uma corretora de valores, como a Indusval, parceira da Private Brokers, para começar a investir.